PremioAB logo

Prêmio AB

Apoiador
Premio AB

icon Formel-D

Votação

O Prêmio Automotive Business 2023 chega às empresas, pessoas e projetos finalistas em 14 categorias. A iniciativa entra agora em etapa de votação aberta do público - fase que se encerra em 1º de setembro. Depois, em 20 de setembro, os participantes do #ABX23 - Automotive Business Experience, participarão de rodada especial de eleição, que terão o dobro de peso. Os vencedores serão anunciados no mesmo dia, ao fim da ampla programação. A iniciativa, que até 2021 chamava-se Prêmio REI – Reconhecimento à Excelência e à Inovação, destaca projetos com potencial de impacto positivo, que tragam proposta inovadora e deem novo valor à indústria automotiva, à mobilidade e à sociedade. É um reconhecimento desenhado para profissionais e organizações que ousam assumir o protagonismo da transformação que o mundo enfrenta para gerar impacto com novas soluções. As empresas e pessoas indicadas foram selecionadas entre mais de 290 cases recebidos, além de sugestões da própria equipe editorial de Automotive Business. Após essa primeira etapa, as inscrições foram submetidas à análise da redação de AB, que apontou os finalistas em cada uma das categorias.

Acessar conteúdo

Patrocinio

Vote Enel X Way
durante o evento ABX, no dia 20 de setembro.

Depois de tanto esforço e trabalho, merecemos ganhar juntos.

enelway logo

99 1 ano de Aliança pela Mobilidade Sustentável

Lançada em abril de 2022, a Aliança pela Mobilidade Sustentável, criada e liderada pela 99, reúne 11 empresas, com objetivo de impulsionar a adoção de veículos eletrificados no Brasil e auxiliar no desenvolvimento da infraestrutura para frota brasileira a partir do transporte por aplicativo. Juntas, investiram cerca de R$ 35 milhões, superando 300 carros eletrificados rodando pela 99, tendo 485 modelos circulando. Além disso, 202 mil passageiros tiveram a experiência em carros elétricos; foram 135 mil corridas somente nestes veículos; mais de um milhão de quilômetros rodados dentro da 99. Empresas automobilísticas forneceram veículos para testes com motoristas parceiros da 99; primeiro posto 100% elétrico do país foi inaugurado na Zona Leste de São Paulo. Além disso, desde agosto de 2022, aluguéis de veículos elétricos são proporcionados aos motoristas parceiros por até 50% do valor habitual. As iniciativas evitaram que cerca de 251 toneladas de CO2 deixassem de ser emitidos.

CCNH Industrial XactPLanting - Plantio inteligente

Inspirada em aumentar a produtividade dos clientes com a oferta de soluções tecnológicas, a CNH Industrial desenvolveu em parceria com a Bosch o XactPlanting, um sistema de plantio inteligente. Por meio de um software é possível controlar a operação de maneira exata e individualizada. Lançada em 2022, a inovação promove uma otimização no uso do solo e uma 4 distribuição uniforme de sementes e insumos, com correto espaçamento das aplicações em retas ou curvas, que impede falhas e sobreposição. E garante cerca de 20% a menos de insumos, 13% a mais de produtividade e singulação média acima de 99%. O XactPlanting integra os portfólios das marcas agrícolas da CNH Industrial, Case IH e New Holland Agriculture, e atende a produtores rurais de todos os perfis. Além disso, a solução pode ser implementada em demais plantadeiras disponíveis no mercado. É operacionalizado dentro e fora das cabines dos tratores, tem um conceito simples, mas transforma completamente a forma de plantio.

Fundep Rota 2030: ampliando a competitividade do setor ferramental a partir do modelo de inovação Hélice Tríplice (indústria, governo e universidade)

A Hélice Tríplice é um modelo reconhecido internacionalmente. As interações indústria-governo- universidade, que formam uma “hélice tríplice” de inovação, são a chave para o crescimento 10 econômico e o desenvolvimento social. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, do programa Rota 2030, é um grande case de sucesso que demonstra como essa relação pode ser transformadora. Coordenada pela Fundep, com coordenação técnica do IPT, a Linha IV tem o objetivo é solucionar as dificuldades de ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos. Até 2023, foram captados mais de R$ 200 milhões para a execução de iniciativas colaborativas entre industrias e comunidade acadêmica, com apoio do Governo Federal. São mais de 170 instituições envolvidas (ferramentarias, montadoras, sistemisas, startups, universidades) em projetos de PD&I, iniciativas de capacitação profissional e ações de empreendedorismo.

Mercedes-Benz Atego 1730 autônomo, com Lume Robotics e YpêEaton acelera práticas de digitalização com ferramentas que otimizam processos e prazos para o mercado de reposição

É da Mercedes-Benz do Brasil o primeiro caminhão autônomo em operação numa planta industrial no País. Esta inovação é fruto de parceria com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação. Por meio de um processo de configuração e parametrização, o modelo Atego 1730 totalmente autônomo foi adaptado para a operação na Ypê, empresa de higiene /limpeza, em Amparo (SP). Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica para novas demandas dos clientes e novas tendências do mercado, a Mercedes-Benz chega a um novo modelo de negócio, passando a oferecer consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com entrega de soluções customizadas aos clientes. Assim, mais do que a venda 5 técnica de um produto, oferece uma venda consultiva. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem características e necessidades específicas. A Mercedes-Benz faz levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas.

CNH Industrial Central de Monitoramento Inteligente e Experiência do Cliente

Dando mais um passo no seu plano de aceleração do parque de máquinas conectadas, a CNH Industrial lançou, em 2022, uma nova Central de Monitoramento Inteligente e Experiência do Cliente. A empresa tem o compromisso de ir além do desenvolvimento de soluções tecnológicas e se esforça também em garantir que os clientes usufruam, de fato, de todas as potencialidades oferecidas e embarcadas. A nova central funciona como um moderno control room, que conecta todo esse ecossistema de soluções e garante um acompanhamento detalhado, preciso e completo para oferecer rápidas respostas, experiência diferenciada e eficiência nas operações para os clientes. O projeto se destaca por transformar dados em recomendações para os clientes atuarem nas tomadas de decisões e alcançarem aumento de produtividade e sustentabilidade do negócio. Em três anos, todo o portfólio das marcas da CNH Industrial será monitorado pela central.

Eaton Digitalização com ferramentas que otimizam processos e prazos para o mercado de reposição

Para otimizar prazos, agilizar e padronizar processos, estreitando ainda mais o vínculo com o mercado de reposição, a Eaton tem avançado no desenvolvimento de canais digitais com o objetivo de facilitar a gestão de operação e logística dos distribuidores, concessionárias e mecânicos. Iniciativas que melhoram a experiência do cliente estão entre os focos globais da empresa que compõem o pilar estratégico de digitalização. Nesse sentido, o Order Center, Portal da Garantia e Plataforma de Logística Reversa têm trazido resultados relevantes. O negócio de remanufatura é um exemplo: a ferramenta contribuiu para a gestão deste processo complexo dos canais de vendas, aumentando consideravelmente o número de devolução de cascos – desde a implementação, 40 mil cascos foram operacionalizados através do portal digital. Essas e outras informações são compartilhadas pelo +Eaton, canal multimídia da empresa para o público externo que já acumula 19 mil acessos desde seu lançamento no ano passado.

Ford Motor Company FordPro

A Ford Pro é uma organização 100% dedicada ao negócio de veículos comerciais, com uma estrutura própria de engenharia, manufatura, vendas e pós-vendas para oferecer uma solução completa de produtos e serviços ao cliente, com foco na sua produtividade e retorno financeiro. Seu objetivo é apoiar o cliente em todos os momentos, desde a escolha do veículo, com um portfólio versátil, financiamento, uso diário e manutenção até a renovação. Oferece também veículos por assinatura com o FordGo Fleet, suporte da engenharia no desenvolvimento de veículos especiais e programas de certificação para modificadores. Além de assistência 24 horas, conta com serviços exclusivos baseados na conectividade, como a Assistência Técnica em Conferência e o Acompanhamento Preventivo Inteligente, com uma central que monitora em 15 tempo real mais de 3.000 parâmetros do veículo. Sua rede com mais de 100 concessionárias e depósitos de peças no Brasil garantem agilidade no atendimento do cliente comercial.

GWM Parceria com Mercado Livre para vender carro pela internet e entregar em qualquer lugar do Brasil

A GWM chegou ao Brasil inovando o modo de vender carros. Ela fechou parceria inédita com o Mercado Livre (ML) para a venda on-line do SUV híbrido Haval H6. Um sistema exclusivo no País que oferece uma experiência única ao cliente. Para comprar, sem sair de casa, é só depositar R$ 9 mil para fazer a reserva do veículo (incluindo versão e cor). O restante será pago só quando o carro desembarcar e for faturado pela GWM. Até maio, mais de 1.400 serão entregues aos clientes que usaram o ML. Outro grande diferencial é que o cliente pode desistir a qualquer momento até a entrega do veículo e, nesse caso, o valor pago é devolvido na hora, pois o dinheiro não fica depositado na GWM e sim no ML. Outra vantagem: o consumidor pode adquirir o veículo de qualquer cidade do Brasil. E mais: o carro pode ser entregue na porta da sua casa, sem custo extra. Para testar o carro, além de concessionárias, vários pontos estão sendo instalados em shoppings centers no país.

BYD Ônibus 100% elétricos em Salvador

Em agosto do ano passado, a BYD realizou a entrega de 20 ônibus 100% elétricos, padron D9W (piso baixo), para Salvador. Com isso, a região metropolitana da capital baiana passou a ter o maior número de ônibus elétricos em circulação no país, à frente de São Paulo (18) e São José dos Campos (12), entre outras. Foi o primeiro lote de ônibus elétricos da Bahia, que está entre as cinco iniciativas brasileiras que mais avançam na implementação de veículos de energia limpa no transporte público. Além de não poluentes, os ônibus são silenciosos, mais econômicos, com melhor desempenho e menor custo de manutenção, com muito mais maior conforto, estabilidade e segurança para os passageiros. Os benefícios da energia limpa se refletem em uma maior qualidade de vida para a população. Um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Já um ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 1.311 árvores por ano.

Iveco Daily Elétrica

A IVECO recentemente apresentou a eDaily, versão elétrica da linha Daily, como uma solução para melhorar a mobilidade urbana em grandes centros e, consequentemente, contribuir para a qualidade de vida da população.A adoção de veículos elétricos pode reduzir a poluição do ar e minimizar o impacto ambiental do transporte de cargas. Com a apresentação da eDaily, a IVECO reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, contribuindo para um futuro mais "verde".O novo produto também ajuda a impulsionar a transição para um transporte mais sustentável e a contribuir para o alcance da meta de carbono zero até 2040, adotada pelo Iveco Group. A versão também oferece vantagens econômicas, tais como a redução de custos operacionais e o aumento da eficiência logística, tornando as empresas mais competitivas.Além disso, a possibilidade de carregamento direto em uma tomada industrial reduz o tempo de carregamento das baterias, proporcionando mais conveniência aos clientes.

Renault Taxi elétrico em Curitiba

A Renault e a Mobilize, marcas do Renault Group, lançaram uma parceria estratégica com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e com a URBS (Urbanização de Curitiba S/A) para utilização de veículos elétricos como taxi na cidade de Curitiba. Seis táxis elétricos, modelo Renault Zoe E-Tech, vão rodar nas ruas do município nos próximos seis meses, apresentando a tecnologia para a população. Esse novo projeto irá utilizar o conhecimento da Mobilize em gestão de frotas eletrificadas, já aplicado na solução de compartilhamento Mobilize Share, para garantir todo o suporte para os condutores dos veículos em suas atividades. A parceria com o Renault Group está alinhada ao propósito de Curitiba de redução de emissões e a substituição da matriz fóssil pela elétrica. Ancorada no PlanClima, a capital prevê reduzir em 20% as emissões de gases do efeito estufa (GEE) até 2050.

Volkswagen Caminhões e Ônibus E-Delivery: o caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está empenhada em aprimorar a mobilidade urbana por meio de soluções tecnológicas inovadoras. O projeto VW e-Delivery é um exemplo disso, pois otimiza o transporte de cargas nas grandes cidades oferecendo veículos elétricos que não emitem gases poluentes e diminuem a poluição sonora, já que são muito silenciosos. Além disso, a empresa vai além do fornecimento do veículo, oferecendo também serviços como fornecimento de energia para recarga das baterias e um sistema de monitoramento 24 horas por dia, através da plataforma RIO, para otimizar a frota de cada cliente. Essa abordagem garante que os clientes recebam o melhor atendimento possível, atendendo às suas necessidades sempre que necessário. A Volkswagen Caminhões e Ônibus está comprometida em continuar liderando a revolução dos veículos elétricos no Brasil e oferecendo soluções inovadoras para melhorar a mobilidade urbana.

Grupo ZF Plataforma Scalar da ZF: tecnologia de gestão de frotas no Brasil

A plataforma da ZF para orquestração de frotas SCALAR possui conectividade digital avançada. Oferece planejamento, roteamento, expedição e inteligência de negócios ativamente integrados e otimizados com a IA – Inteligência Artificial. Sua tecnologia elimina gestão por exceções e erros humanos, favorece a automatização das operações de frotas com segurança para carretas e suas cargas. No final de 2022 o Brasil se tornou pioneiro com esta solução digital aplicada em carretas. Grandes players mundiais de frotas implantaram o SCALAR nas carretas de suas operações brasileiras. A solução da ZF é única no mercado e permite agregar todas as marcas de implementos e montadoras em um único sistema, trazendo flexibilidade para as frotas existentes. O SCALAR traz recursos para atender uma variedade de requisitos dos clientes, fazendo leituras assertivas e instantâneas das tecnologias eletrônicas embarcadas nos implementos.

Mercedes-Benz Fleetgreen: solução 4.0 para o meio ambiente

Entre os diversificados serviços do portfólio de pós-venda da Mercedes-Benz inclui-se o Fleetgreen, uma solução 4.0 integrada com dados de telemetria para mensurar o carbono emitido durante o transporte de cargas e melhorar a performance das frotas dos clientes. Para isso, a Empresa utiliza a tecnologia já embarcada do Fleetboard numa parceria com a startup GreenPlat. Reforçando o compromisso global da Daimler Truck de trazer soluções aos clientes alinhadas às tendências do mercado, a Mercedes-Benz do Brasil criou este novo modelo de negócio baseado em emissões de carbono, trazendo impacto positivo ao meio ambiente e à gestão das frotas dos clientes. O Fleetgreen tem o objetivo de trazer, num futuro próximo, uma solução completa que começa pela medição do transporte e irá até a comercialização do carbono. O Fleetgreen é um serviço alinhado ao compromisso da empresa com os pilares ESG, assim como com o ecossistema do transporte responsável e a mobilidade sustentável.

Moto Honda Cabotagem como solução logística

Em seu sistema logístico, a Moto Honda da Amazônia utiliza modais de transporte inovadores, a fim de garantir pontualidade, segurança, economia e também sustentabilidade na distribuição das motocicletas até as concessionárias. Neste sentido, a cabotagem se torna um dos mais importantes modais de transporte, tanto na logística de distribuição de motos como na logística de abastecimento de peças. Em 2022, a Moto Honda da Amazônia utilizou o modal de cabotagem na logística de abastecimento. Foram utilizados 3.555 contêineres de matéria prima, peças, componentes e RACKS enviados para a fábrica de Manaus, resultando em uma redução de mais de 7.455 Ton. CO2 (em relação ao modal rodoviário).

MWM Motores e Geradores Processo de picking com ondas de separação inteligente

A MWM implementou em seu Centro de Distribuição de Peças, junto a uma startup parceira, um software para geração de ondas inteligentes de picking, com sugestões de ordens em listas de separação consolidadas, obtendo ganhos de produtividade na separação dos pedidos. Através de análise e algoritmo, o software melhora a alocação de pedidos consolidando as listas de separação, com ganho em média de 12,9% menos visitas às posições, redução no tempo de setup entre cada pedido, redução no desgaste físico de caminhada dos pickers de 28% e aumento de capacidade interna no CD. O novo sistema permitiu o aumento da produtividade, otimização dos recursos do CD e ao mesmo tempo maior agilidade na entrega dos pedidos. Vale ressaltar que a implantação deste case foi 100% remota e zero CAPEX. Este case impulsionou seu processamento interno de separação de pedidos, sendo um benchmarking no mercado.

Gerdau Aços Especiais Novo lingotamento contínuo: modernização e tecnologia para maior competividade da cadeia automotiva

A evolução da cadeia automotiva traz grandes desafios para a indústria quanto ao desenvolvimento de materiais que garantam alto desempenho e que contribuam para a melhor eficiência energética do veículo, com foco na agenda ESG. Ainda, os avanços tecnológicos a níveis globais reforçam a necessidade do protagonismo e prontidão da cadeia local para atender as novas demandas. Com isso, a Gerdau inaugurou a nova linha de lingotamento contínuo de aços especiais com um investimento de cerca de R$700M. A solução é um novo marco na produção de aços limpos, facilitando ao componente maior: resistência mecânica; vida útil; e qualidade superficial. O equipamento está entre os mais modernos do mundo com automatização alinhada à indústria 4.0, agregando tecnologias que tornam o processo mais eficiente e sustentável. Assim, a Gerdau se posiciona no estado da arte de fornecimento de aços especiais para o setor, promovendo inovação e maior competitividade da cadeia local.

FPT Industrial Unidade de Potência (IPU): solução compacta e pré-montada integra principais acessórios do motor

Como parte do pacote de soluções para agricultura, a FPT Industrial apresentou na Agrishow 2023 a Unidade de Potência (IPU), com uma série de inovações para máquinas e equipamentos, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, máquinas de construção civil, guindastes, perfuratrizes e britadores, dentre outras aplicações. A solução compacta e pré-montada integra os principais acessórios de motor, sistemas de arrefecimento e filtro de ar, com velocidade variável, em conformidade com a regulamentação de emissões PROCONVE MAR-I do mercado brasileiro. A instalação é simples graças a rigorosos testes de dinâmica de fluídos, disposição do sistema e posicionamento dos sensores. Um conjunto de opções úteis como alternadores, motores de partida, conjunto de arrefecimento e filtro de ar oferece mais flexibilidade para o cliente. O resultado é uma solução totalmente inteligente e compacta, com disponibilidade de alta potência e resposta de torque nas condições operacionais mais severas.

Suspensys Soluções de eletromobilidade, com desenvolvimento e fabricação 100% nacional

Buscando a competitividade e a vanguarda de soluções nacionais, a Suspensys desenvolveu a primeira solução do mundo de tração elétrica para semirreboques, a qual provem um auxílio de tração à combinação através de um e-axle, pack de baterias e sistema de controle inteligente. A solução também possui como um diferencial patenteado o sistema de acoplamento inteligente, o qual permite a viabilidade da solução para eletrificações hibridas de semirreboques. Todas estas tecnologias foram desenvolvidas pela engenharia e-Mobility e possuem fabricação 100% nacional na área fabril da Suspensys. O módulo e-Sys utiliza sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante a frenagem e descidas, capacitando a carreta a ajudar o caminhão a transpor aclives de forma mais eficaz e segura, via tração elétrica. O sistema gera uma economia de combustível que pode chegar a até 25%, propiciando, também, menor desgaste dos componentes, menor emissão de resíduos no meio ambiente e redução do trip time.

Usiminas Aços avançados de alta resistência laminados a quente: nacionalização e eficiência energética na construção automotiva

Entre os aços avançados de alta resistência (AHSS) desenvolvidos pela Usiminas nos últimos anos para o setor automotivo, destacam-se os aços Complex Phase laminados a quente e decapados, nos graus de 480, 590 e 780 MPa de resistência mínima. São materiais que apresentam microestruturas complexas, composição química restrita e um rígido controle do ciclo térmico, que conciliam elevada resistência e um excelente desempenho a esforços de estiramento de bordas (flangeabilidade), alto dobramento e/ou expansão de furo. O uso destes aços na construção automotiva pelas montadoras instaladas no Brasil, possibilitou a redução de peso das peças, aumentando a eficiência energética dos veículos, através da redução no consumo de combustível com menor emissão de CO2, e a redução de custos pela simplificação na cadeia de fornecimento na aquisição de matéria prima, a partir da nacionalização do aço que passou a ser fornecido pela Usiminas.

Case IH AgLeaders Dashboard 2.0

Com todo o seu portfólio de máquinas conectadas, a Case IH criou um projeto para auxiliar seus clientes a usarem 100% do que o maquinário pode oferecer, por meio da análise de dados qualificados, focados na performance e na melhoria de desempenho das máquinas. Desenvolvido integralmente pela equipe brasileira da marca, o dashboard transforma dados em informação, por meio de mensuração e análise com base no universo de máquinas conectadas da marca, gerando parâmetros para cada modelo e os qualificando quanto a sua performance. É possível gerar quadros comparativos de produtividade por máquina ou por média de frota; por grau de utilização de tecnologia; entre outros, semanalmente ou mensalmente. Todos esses dados são disponibilizados com uma análise de melhoria, além de ações efetivas, como visitas em campo e cursos preparatórios, para melhorias como ajustes nas máquinas e/ou capacitação do operador, para que o cliente alcance a maior redução de custos e o aumento de produtividade.

Cummins Investimento e contribuição com o segmento agrícola

A Cummins Brasil segue investindo para suportar e atualizar com tecnologia e inovação o setor agrícola, a exemplo do nosso recente progresso desenvolvido para a versão QSB 6.7 que recebeu mais potência: antes de 270 hp, agora conta com 295 hp, com torque de 1.051 Nm (anteriormente 990 Nm). Essas atualizações trouxeram ainda redução de consumo de combustível (até 9%). A líder em tecnologia em energia também concluiu recentemente o processo de nacionalização do novo motor QSF 3.8 produzido em Guarulhos (SP), com potência entre 99hp e 140hp. O QSF 3.8 é um motor leve e compacto de 4 cilindros, homologado para Tier 3/Mar-1 e está também pronto para atender às normas de emissões futuras, com o sistema de pós tratamento da Cummins Emissions Solutions (CES), Single Module.

FPT Industrial Ecossistema do biometano em fazendas sustentáveis

Consciente do seu protagonismo para um futuro sustentável, a FPT Industrial promove juntamente com empresas parceiras o novo ecossistema do biometano, ampliando suas soluções completas em energia. A tecnologia a gás da marca do Iveco Group, atestada globalmente, permite ao produtor rural utilizar o biometano produzido a partir de usinas de biogás de resíduos ou biomassa, para abastecer máquinas como o trator New Holland T6 Methane Power ou equipamentos, motobombas e geradores de energia. O ecossistema promove a independência energética, tornando as fazendas autossuficientes por meio da produção de combustível sustentável para alimentar máquinas. A tecnologia FPT Industrial, somada à disponibilidade de gás no Brasil e o grande potencial com bacias do pré-sal, são oportunidades valiosas para o ciclo virtuoso do biometano, resultando em maior potencial de 30 redução de emissões e preço competitivo. Com o ecossistema, alcançamos um novo patamar de obtenção do biometano no campo.

New Holland Agriculture Colheitadeira com tecnologia de inteligência artificial

Dotada de tecnologia com inteligência artificial embarcada, a nova colheitadeira CR Intellisense, da New Holland, apresenta ao agricultor um novo conceito de colheita, mais precisa e perfeita, aumentando a eficiência das lavouras. Com essa tecnologia, o operador consegue escolher entre diferentes “estrátegias” de colheita, conforme a condição da lavoura e o objetivo que pretende atingir: qualidade de grãos; perdas reduzidas; taxa fixa de colheita; ou máxima capacidade. A partir daí, a máquina faz os ajustes automaticamente. A inteligência artificial, junto com a tomada de decisão do operador, traz o sistema de colheita mais sofisticado do mundo, que ao mesmo tempo é simples de operar. O Intellisense facilita sobretudo a experiência de colheita, com calibrações muitos simples, realizadas durante a tarefa. A nova CR traz de série uma cabine maior e mais confortável, iluminação com luzes de LED, telemetria embarcada e um novíssimo sistema de detecção de “pedras”, entre outras melhorias.

Becomex Inteligência artificial Diana reduz tempo de classificação fiscal de mercadorias

Desenvolvida pela Becomex, a tecnologia Diana é um software que utiliza IA para automatizar a gestão fiscal e tributária de empresas do setor automotivo e da mobilidade. A IA é capaz de lidar com grandes volumes de dados e trabalha em colaboração com a equipe ao promover a classificação fiscal dos produtos com precisão superior a 96% e garantir uma gestão de riscos eficiente e adequada para as empresas dos segmentos. Em relação ao aproveitamento dos incentivos fiscais provenientes do Ex-Tarifário, a IA correlaciona automaticamente as descrições das mercadorias com os benefícios correspondentes ao regime com uma taxa de sucesso de 85%. Em suma, com a expertise da Becomex e o robô Diana, é possível otimizar o aproveitamento dos benefícios fiscais e aumentar a produtividade das empresas automotivas, economizando tempo de maneira significativa ao reduzir, por exemplo, em mil vezes o tempo da classificação fiscal se levarmos em conta a classificação manual.

Dow LuxSense Cuoro Sintético de Silicona

Com a crescente consciência das necessidades de sustentabilidade e bem-estar animal, tanto os fabricantes quanto os consumidores estão exigindo soluções inovadoras que possam integrar as vantagens do couro tradicional em termos de visão, cheiro, toque e sustentabilidade. Aproveitando essas percepções sobre as necessidades do consumidor e da industria automotiva enquanto explora incansavelmente tecnologias inovadoras, a Dow desenvolveu LuxSense™ Silicone Leather, o primeiro material de couro sintético à base de silicone de alta qualidade do mundo que atende às especificações das industrias de mobilidade desde carros, barcos, aviões e trens. O lançamento do LuxSense™ Silicone Leather apoia o compromisso da Dow e da industria em reduzir as emissões de carbono enquanto presenta uma alternaiva luxosa e de alto desempenho para os mercados de hoje e de amanha.

Iveco S-Way movido a gás natural e biometano

S-Way 460 NG 6x2, integrante da melhor família de pesados da IVECO fabricada no Brasil, é uma solução sustentável para as operações de transporte de cargas proporcionando uma alternativa viável para a transição para energias limpas. Com seu motor impulsionado a gás natural e biometano, o veículo é capaz de reduzir significativamente as emissões de poluentes, contribuindo para um futuro mais ‘verde’. O S-Way 460 NG 6x2 possui tecnologia avançada e conectividade, além de ser o veículo mais potente do seu segmento. Com uma autonomia de mais de 500 km com um único abastecimento, o caminhão é a escolha ideal para transportadores e autônomos que buscam alternativas sustentáveis para suas operações. Com base na previsão de aumento na produção de gás natural no país nos próximos anos, o S-Way 460 NG 6x2 tem a capacidade de se tornar uma solução altamente viável e acessível para o mercado de transporte de cargas na América Latina.

Mobway Monetização de dados de veículos conectados

A plataforma de Big Data mobway para monetização de dados de veículos conectados voltada para montadoras analisa mais de 200 tipos de dados gerados pelos veículos, permitindo que as montadoras escalem seu ecossistema digital. A mobway padroniza e enriquece os dados em um processo que gera insights avançados sobre o perfil de condução e manutenção preditiva, sendo concebido em um TCC da USP e escalado em parceria com a AWS Automotive. A plataforma permite que a montadora monetize esses dados com empresas como seguradoras, gestoras de frota e plataformas de carregamento de EVs. Com isso, a mobway ajuda montadoras a obter novas fontes de receita, ao mesmo tempo que oferece aos proprietários serviços personalizados, sem instalação de telemetria. A plataforma de Big Data da mobway já resultou em um projeto pioneiro no Brasil em parceria com a Stellantis, USP e UFRJ, financiado pelo Rota 2030, sobre uso de inteligência artificial aplicada a dados veiculares.

BorgWarner Sistemas de baterias de alta densidade fabricados em território nacional

Em 2023, a BorgWarner inaugurou em Piracicaba (SP) uma fábrica de sistemas de baterias para ampliar a oferta do componente fabricando-o em território nacional. Com uma expectativa de vida estimada em 4000 ciclos, as baterias são projetadas para maximizar a carga útil do veículo e contam com sistemas de refrigeração líquida e proteção multinível para uma operação segura. As baterias da BorgWarner tem alta densidade energética, significa maior acúmulo de energia por peso, permitindo maior autonomia e acelerando a transição da mobilidade para energias limpas mesmo em aplicações de longa distância, essenciais num país continental como o Brasil. O foco inicial da companhia em veículos de cargas e passageiros se deve ao potencial e ao protagonismo do segmento nas emissões do setor no país, que em 2021 foi responsável por 70% das emissões, segundo dados do Observatório do Clima. Isso reforça a posição da empresa de disponibilizar tecnologias limpas para a transição da mobilidade.

Enel X Way Tornar possível a transição energética para a mobilidade eletrificada

Enel X Way tem a missão de tornar possível a transição energética por meio da mobilidade elétrica. Presente em 16 países, trabalhamos para implementar e exportar casos de sucesso com alto potencial de escala na região. O modelo de hubs de recarga (local fechado com carregadores rápidos e outros serviços) é um exemplo de solução implementada em outro pais e replicada no Brasil. Em 2022 inauguramos o primeiro Hub em Campinas e para o 2023 estamos criando outros para fortificar a infraestrutura urbana. Nosso portfolio produtos atende todos os clientes e é resultado de test e inovação continua. Em ´22 entregamos no Brasil >500 carregadores públicos e semi e >3mil carregadores privados. Homologamos o nosso JuiceBox 7kW para 10 montadoras e nossos DCs que estão destinados a abastecer a maioria dos ebuses previstos para o ´23 na cidade de SãoPaulo. Todos os carregadores estão conectados na plataforma de backend para o monitoramento real time e a elaboração de relatórios para melhora continua.

Stellantis Retrofit elétrico

Já imaginou trocar o motor de seu carro a combustão por um elétrico? A Stellantis está desenvolvendo, em parceria com o SENAI e as empresas Weg e FuelTech, um projeto de retrofit elétrico, para a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico. A proposta é oferecer uma solução inovadora de mobilidade sustentável com emissão zero e assegurar qualidade, segurança e durabilidade na conversão de veículos. O processo de conversão começou em 2022, no âmbito do programa A3 do Rota 2030, envolvendo os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Na primeira fase foi feita a remoção do powertrain a combustão e instalado o kit de conversão e o conjunto de baterias alojada no compartimento de carga. Os veículos estão em testes estático e dinâmico na Engenharia da Stellantis, em Betim. Na etapa seguinte serão realizados testes dinâmicos na ótica cliente em vias públicas.

Toyota Colaboração para testes de hidrogênio renovável a partir de etanol

A Toyota do Brasil deu um importante passo em prol da redução de emissão de carbono no Brasil. Em uma parceria com a Shell Brasil, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP), Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e o Senai CETIQT, a marca irá contribuir para um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que visa produzir hidrogênio (H2) renovável a partir do etanol. A companhia ofereceu o Mirai, o primeiro carro de série movido à célula de combustível para testes sobre a performance do veículo movido a hidrogênio. O projeto de P&D também pretende calcular a pegada de carbono do ciclo ‘campo à roda’, ou seja, mensurar as emissões de CO2 na atmosfera, desde o cultivo da cana até o consumo do hidrogênio pela célula combustível do veículo e demonstrar que o etanol pode ser um vetor para a produção de hidrogênio, contribuindo para a descarbonização de setores da indústria.

Cummins Cummins Water Works: fortalecer comunidades por meio de água sustentável

O desempenho ESG da Cummins traz excelência em todos os assuntos ambientais, sociais e de governança corporativa. Atualmente, existem 55 projetos sociais ativos que prosperam e são impulsionados pelos colaboradores voluntários. Nos últimos anos, a Cummins registrou uma média de 90% de engajamento dos seus funcionários. Entre as ações, o Cummins Water Works é um programa para fortalecer comunidades por meio de água sustentável, tendo o Brasil como um dos países prioritários. O CWW é impulsionado com parcerias de duas ONGs: a The Nature Conservancy (TNC) e a Water.org. As ações com a Water.org já beneficiaram mais de 35 mil pessoas por meio de 8.750 créditos liberados. A parceria com a TNC já promoveu a restauração de 122 hectares (preservação de mananciais), além de 7,5 mil hectares conservados, prática que envolve um conjunto de atividades para evitar a degradação, entre elas, a instalação 40 fossas sépticas para melhora na preservação das nascentes.

Mercedes-Benz Coletivo de Respeito

A Mercedes-Benz, seguindo seu compromisso de ouvir as vozes das estradas e das ruas, criou e lidera a campanha “Coletivo de Respeito”, que conta com vários parceiros e busca sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres nos transportes coletivos, especialmente nos ônibus. Para oferecer apoio e acolhimento das vítimas, uniu-se ao trabalho desenvolvido pelo Projeto “Justiceiras”, organização que atua no combate à violência contra a mulher. O primeiro contato para denúncia ou apoio é feito pelo canal exclusivo e criado especialmente para casos de importunação sexual de mulheres nos transportes coletivos. Com participação de 15.000 voluntárias cadastradas, o Projeto “Justiceiras” presta atendimento online multidisciplinar nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial. Com essa iniciativa, a empresa quer contribuir para as soluções de problemas da sociedade por meio da força da marca Mercedes-Benz, em total alinhamento com os princípios ESG.

Stellantis SustainEra

A Stellantis está investindo em soluções de Economia Circular, dentro de sua estratégia ESG. O primeiro programa implementado é o SUSTAInera, que oferece peças e acessórios remanufaturados com garantia, que propiciam uma economia de até 80% em materiais e 50% em energia em relação às peças novas equivalentes. A iniciativa prolonga o ciclo de vida dos veículos e peças, devolvendo ao processo produtivo peças e materiais que antes seriam descartados ou tratados como itens sem valor. O objetivo da iniciativa é a racionalização do uso dos recursos naturais e da energia, agregando valor ao que pode ser reciclado. É uma estratégia com base nos 4R (Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar), que formam um ecossistema integrado para gerenciar a escassez de materiais e o impulso para o carbono líquido zero. A linha de peças remanufaturadas conta com 100 componentes disponíveis em mil concessionárias Citroën, Fiat, Jeep® e Peugeot.

Visteon Jornada ESG da operação em Manaus (AM)

A Visteon Amazonas, em 2022, torna-se a primeira empresa da região norte a receber a certificação ESG 360º pela Bureau Veritas e a quarta do Brasil com este selo. Este é resultado de um trabalho de gestão que iniciou seis anos atrás e que agora vem colhendo os resultados dessas mudanças, transformando a Visteon em uma empresa modelo de boas práticas para o Polo Industrial de Manaus. E para garantir este resultado e a manutenção desta certificação a empresa investe em programas e ações para atender cada pilar do ESG estabelecendo uma calendário anual para cada iniciativa.

Flex Company Treinamentos Mobilidade elétrica acessível para todos

A Flex Company Treinamentos representada por seu diretor Francisco Almeida, junto com o professor Val Arrais, foi idealizadora e pioneira de um projeto de capacitação online e presencial em veículos híbridos e elétricos para profissionais do setor automotivo; nos últimos 365 dias mais de 66 mil profissionais do setor, participaram de algum tipo de palestra, treinamento e 62 cursos da Flex Company. Além dos cursos gratuitos e pagos, escola através de seus dois professores Francisco Almeida e Val Arrais mantém um canal no youtube/Facebook/Spotify com transmissão diária aberta ao público, os professores tiram as dúvidas e abastecem de conhecimento e informação os profissionais do setor automotivo, já foram mais de 300 episódios exibidos do café com oficina VHE.

New Holland Construction Juntas para Construir

Em uma ação pioneira, a New Holland Construction lançou em 2022 o Juntas para Construir. Um movimento que valoriza, capacita e inclui mulheres no mercado da construção - atualmente apenas 2% dos operadores de máquinas são mulheres. Por meio da iniciativa, em parceria com a ONG Mulher em Construção, a marca promoveu cursos de capacitação e treinamentos gratuitos para operação de retroescavadeira, apresentando os benefícios dessa profissão e preparando as mulheres para as oportunidades do mercado de trabalho. O movimento segue para a segunda edição em 2023 e contou com a inscrição de mais de 2 mil mulheres. São disponibilizados certificados para as participantes selecionadas para o curso de operação. Além disso, a marca tem um site com conteúdo sobre mercado de trabalho, dicas de carreira e outros temas voltados às mulheres que desejam ingressar neste universo.

Volkswagen Formação de jovens pelo Senai Volkswagen

O SENAI Volkswagen completa 50 anos em maio de 2023. São mais de 7 mil jovens formados na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial localizada na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Com uma formação profissional de padrão global, todos os estudantes têm a oportunidade de cursar Aprendizagem Industrial e ensino Técnico em Mecatrônica em dois anos. Além das aulas com foco em inovação e tecnologia, o conceito de Ensino Dual tem entre os diferenciais o aprendizado diretamente na produção, incluindo o desenvolvimento de projetos para aprimoramento de processos. Atualmente são 110 novos jovens formados por ano e prontos para o mercado de trabalho, após vivenciarem o dia a dia da indústria. Os alunos aprovados no curso têm a chance de serem contratados pela Volkswagen do Brasil. A diversidade é outro ponto de destaque no SENAI Volkswagen, que recebeu as primeiras alunas do gênero feminino em 1992; hoje, elas já ocupam cerca de 50% das vagas.

ZF Aftermarket ZF [pro]Amigo traz a evolução do conhecimento para o setor de reparação

A ZF Aftermarket evoluiu suas ações de treinamento junto a mecânicos, donos de oficinas e vendedores de autopeças com o ZF [pro]Amigo, programa de capacitação em formato flexível, online e 100% gratuito. São mais de 100 treinamentos sobre produtos, novas tecnologias – como em veículos elétricos - técnicas de vendas e logística, em um único portal. Já fazem parte deste universo mais de 40 mil profissionais. Os programas que baseiam o ZF [pro] Amigo já foram responsáveis por emitir mais de 190 mil certificados de conclusão, elevando o conhecimento em todo o setor de reposição. A detentora das marcas LEMFÖRDER, SACHS, 69 TRW, ZF e WABCO oferece um ecossistema robusto, onde serão incluídos gradativamente uma série de novos conteúdos. O ZF [pro]Amigo traz conveniências e facilidades para suportar a sustentabilidade do serviço no mercado de reposição, sendo o maior programa de capacitação da América do Sul.

Dürr EcoPaintJet - aplicação de tinta sem overspray

O EcoPaintJet é um sistema inovador para a aplicação de tinta automatizada e sem overspray no setor automotivo. Possui um mecanismo de medição equipado com sensores que medem as superfícies a serem pintadas, envia esses dados ao software de controle cujo o mesmo calcula em que pistas o aplicador será conduzido pela superfície e qual a dosagem de tinta necessária. O EcoPaintJet pode ser integrado em instalações novas na linha de pintura ou implementado em instalações existentes, como módulo adicional. Para a pintura de duas tonalidades, o EcoPaintJet é instalado em um robô e aplica a tinta decorativa diretamente na área a ser pintada, permitindo abrir mão de mascaramentos manuais e demorados da carroceria, além de economizar tempo e proteger o meio ambiente, pois seu principal diferencial é trabalhar sem overspray, ou seja, sem excesso de tinta.

Renault Metaverso industrial Renault

O Renault Group está acelerando sua digitalização com o lançamento do primeiro Metaverso Industrial. Com 100% das linhas de produção conectadas (8.500 equipamentos), 90% dos fluxos de abastecimento monitorados permanentemente e 100% dos dados da Supply Chain hospedados, o Metaverso do Renault Group constitui uma verdadeira réplica do mundo físico, monitorado em tempo real. Na Renault do Brasil a tecnologia está presente em todas as etapas do processo industrial. Em todo o Complexo Ayrton Senna, por exemplo, são mais de 750 robôs, mais de 26 mil imagens são processadas por dia utilizando a Inteligência Artificial, e o centro de impressão 3D já imprimiu mais de 11 mil peças para a América Latina. A Renault do Brasil, que já é reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência na indústria 4.0, agora com o Metaverso Industrial está dando mais um importante passo, que irá contribuir para a melhoria da competitividade das nossas fábricas e da qualidade dos nossos produtos.

ThyssenKrupp Digitalização na thyssenkrupp Steering

A divisão Steering da thyssenkrupp, que produz sistemas de direção, implantou um sistema de atendimento remoto com smart glass, composto por uma série de ferramentas que permitem o acompanhamento em tempo real de cada etapa operacional. Por meio de óculos e câmeras monoculares integradas a sistemas remotos, os colaboradores podem compartilhar imagens e se comunicar com as equipes de especialistas em qualquer lugar do mundo por meio de um controle de voz, eliminando a necessidade de longas viagens para solucionar problemas. A execução do serviço ocorre de forma mais rápida e assertiva, reduzindo significativamente a necessidade de retrabalhos. Outra vantagem da tecnologia é evitar o uso de papel. Essa inovação também se reflete na produtividade, pois é possível antecipar a manutenção das máquinas e utilizar todo o potencial de produção. Além disso, contribui para aumentar o nível de segurança dos colaboradores e garantir a entrega de produtos com os mais altos níveis de qualidade.

VWCO Manufatura com realidade virtual

Empenhada em ampliar as aplicações da indústria 4.0 em sua operação, a Volkswagen Caminhões e Ônibus introduziu em seus processos uma nova ferramenta de realidade virtual para executar análises de manufatura, acelerando processos de desenvolvimento e reduzindo os custos. Através de um software que tem interação com um óculos 3D e joystick, os colaboradores podem agora fazer simulações de montagem de forma virtual, antes mesmo de existir um protótipo físico. O conceito também para avaliar eventuais necessidades de ajustes no projeto de forma mais ágil, com uma redução de cerca de 95% no tempo de uma análise e de aproximadamente 80% no valor gasto em cada protótipo, além de proporcionar mais sustentabilidade em virtude da diminuição dos resíduos gerados. Esse projeto foi implementado em sinergia com o maior desenvolvimento da história da Volkswagen Caminhões e Ônibus, para uma mudança gradual do físico ao virtual sempre que possível.

Antonio Filosa CEO, Stellantis América do Sul

A liderança estratégica de Antonio Filosa à frente da Stellantis na América do Sul tem posicionado a região com destaque no conjunto de operações globais da empresa. Em 2022, a América do Sul foi o terceiro principal mercado da Stellantis no mundo, atrás apenas da Europa e dos EUA, contribuindo de forma decisiva para a rentabilidade e a margem da companhia. Com um portfólio de produtos atualizados e tecnológicos, e a gama de veículos eletrificados oferecidos no Brasil, a estratégia conduzida por Antonio Filosa assegurou a liderança de mercado ao longo dos dois primeiros anos de operação da Stellantis. Agora, ele se prepara para um passo ousado: o maior ciclo de investimentos da história da empresa no Brasil, com o objetivo de avançar o projeto de descarbonização do processo produtivo e dos veículos produzidos. A estratégia é desenvolver localmente soluções, atrair fornecedores e tecnologia e produzir no país a nova geração de veículos híbridos, que combinam eletrificação e etanol.

Kathrin Pfeffer CFO, Mercedes-Benz América Latina

No Brasil desde 1998, Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina, se tornou uma voz ativa das ações e iniciativas corporativas ligadas aos pilares ESG. Como vice-presidente de Finanças & Controlling, atuou, juntamente com o Board da Companhia, na implantação da estratégia corporativa da Daimler Truck que resultou na criação da unidade de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz no Brasil. Kathrin também é madrinha e entusiasta do Projeto #Unindo Forças, de unidades móveis de saúde e vacinação. Juntamente com parceiros, essa iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil já registrou mais de 770.000 atendimentos médicos em dois anos, indo a comunidades carentes de várias regiões do País. A executiva também faz parte do time que criou a campanha “Coletivo de Respeito”, para denúncia e proteção contra assédio e importunação sexual de mulheres no transporte coletivo. Esta ação é fruto do trabalho de um grupo multifuncional da empresa focado em inovação disruptiva e novos negócios.

Maru Escobedo Presidente e CEO, BMW Group Brasil

Primeira mulher a ocupar o cargo de presidente e CEO da BMW no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência internacional no mercado de marcas premium, Maru está na fabricante alemã desde 1998. Na Alemanha, a executiva gerenciou diferentes funções de vendas para as marcas BMW e MINI na Europa. Já no México, Maru foi uma das responsáveis por consolidar a marca como líder de vendas de veículos de luxo e eletrificados. No país, ela foi reconhecida entre as “500 pessoas mais influentes da América Latina” pela Bloomberg Linea. A executiva também foi listada entre as “100 mulheres mais poderosas do México” pela revista Forbes.

Márcio Querichelli Presidente, Iveco América Latina

Desde que assumiu a presidência da IVECO para a América Latina em março de 2020, Marcio Querichelli tem liderado a equipe com objetividade e inovação, superando os desafios impostos pelo cenário nacional e global. Em 2022, apesar da retração de 3% no mercado total de emplacamento de caminhões, a IVECO cresceu 11% em comparação com 2021. Sua abordagem inovadora, alinhada com o futuro “verde” do transporte, e comprometimento com a excelência em produtos e serviços, colocaram a IVECO como uma das principais montadoras do mercado. Sob sua liderança, a IVECO alcançou a maior participação de mercado dos últimos dez anos no país, atingindo a marca de 9,3% de participação de mercado. A estratégia de Querichelli tem sido manter a IVECO entre os principais players do setor, ampliando o portfólio, com lançamentos como o S-Way, o melhor pesado da IVECO já produzido no Brasil. Além disso, a gestão de Marcio se destaca pelo investimento na expansão da rede de atendimento e na planta de Sete Lagoas.

Antônio Galvão Presidente do grupo de veículos, Eaton América do Sul

A experiência de mais de 30 anos dedicados ao mercado automotivo contribuiu para que Antonio Galvão, presidente Veículos e Corporativo - América do Sul, assumisse um papel de liderança exemplar para manter a robustez da Eaton no setor, considerando cenários desafiadores e movimentações bruscas do mercado e da economia. Ao longo desse período, a Eaton manteve seus investimentos e metas ousadas, adotando estratégias para segurar os negócios e não medindo esforços para garantir a alta qualidade em seus processos. Sob sua liderança, a atuação do Grupo Veículos conquistou reconhecimentos importantes, como o selo de Planta Modelo, que representa a excelência de unidades presentes em 175 países em que a empresa atua. A unidade de Valinhos coleciona quatro reconhecimentos, enquanto a de Mogi Mirim acumula seis e a de Caxias do Sul uma certificação. Isso comprova o quanto a gestão da empresa é focada em alta performance e inovação, servindo de exemplo para outras unidades do mundo.

Alexandre Abage Fundador, Grupo ABG

Alexandre Rauen Abage, acionista e CEO do Grupo ABG, tem origem em uma família síria, da qual herdou o sangue empreendedor. Iniciou sua atuação no segmento industrial em 2001, com a fabricação de peças em alumínio. Já como Grupo ABG, em 2012, fundou a JBM Usinagem. Em 2016, criou a Neo Rodas, acelerando a trajetória de crescimento no setor automotivo. Visando atender às principais necessidades do mercado automobilístico local criou, em 2020, a Neo Steel, ingressando no segmento de estamparias. Já em 2022, o empresário adquiriu ativos da Magna e fundou a Neo Steel MG. Em 2023, criou a Neo Parts e a Neo PWT (ex-Vitesco Brasil). Anunciou nova unidade da Neo Rodas na Argentina (com operação programada para 2025). Abage dirige hoje um grupo com sete unidades industriais, empresas nas áreas de gestão financeira, TI e 83 saúde, com mais de 1.800 colaboradores. As operações são consolidadas pela ABG Corp, que tem elevado a patamares internacionais os processos de governança e gestão do Grupo.

Celia Almeida Diretora de RH, Maxion Wheels

Célia Almeida tem 30 anos de experiência na Maxion Wheels, maior fabricante de rodas do mundo. Atualmente, é Diretora de Recursos Humanos para as Américas e HR Shared. Iniciou sua trajetória na área de TI e deixou sua marca em diversos projetos. Liderou a primeira implantação do Programa Escola FORMARE fora do Brasil, beneficiando mais de 250 jovens mexicanos com educação e desenvolvimento profissional. Também está envolvida na implantação desse projeto na Índia, demonstrando seu compromisso social. Uma das principais executivas na implementação do projeto de Diversidade & Inclusão da Iochpe-Maxion, Unique & United, que visa promover igualdade em todas as unidades de negócio da corporação. Possui certificações em gestão, liderança, inovação e coaching de instituições renomadas como Metodista, FGV e UNICAMP. Célia Almeida é uma líder que incentiva o empoderamento feminino para um ambiente de trabalho inclusivo, visando sucesso profissional e compromisso social.

Alexandra Motta Gerente geral, TE Connectivity América do Sul

Alexandra Motta, diretora-geral da TE Connectivity, é a primeira mulher a ocupar a posição de liderança máxima na empresa na América do Sul. Ela trabalha para tornar a unidade de Bragança Paulista (SP) um exemplo nacional e global de empresa cidadã engajada nos princípios que buscam inclusão e diversidade. Políticas de oportunidades iguais e indicadores de contratação feminina e de diversidade de gênero são práticas que a executiva propaga. Na TE América do Sul, 40% dos colaboradores são mulheres e são feitos mapeamento e desenvolvimento de talentos femininos para cargos de liderança e política de oportunidades iguais. Por dois anos consecutivos, 2022 e 2023, a TE foi reconhecida pela Human Rights Campaign, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, como uma das melhores empresas para trabalhar pela igualdade LGBTI+. A TE recebeu pontuação máxima ao atingir 100% dos critérios exigidos pela HRC.

Eletra

A Eletra lançou ao longo de 2023 a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional. São cinco novos modelos do e-Bus, para atender às diferentes características das cidade brasileira e latino-americana. E mais o e-Trol, um trólebus, um veículo elétrico com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, para operações em vias segregadas e BRT. A linha e-Bus é o resultado da parceria da Eletra com empresas de transporte público sustentável no Brasil. São eles: e-Bus 12,5m (chassi Mercedes- Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG); e-Bus 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG); e-Bus 15m (chassi Scania, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG); e-Bus 21,5m – Articulado (chassi Mercedes- Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG); e-Bus 10m – Midi (chassi Mercedes- Benz, carroceria Caio e motores elétricos e baterias WEG).

Iveco

A IVECO tem se destacado nos últimos anos pelo compromisso com a inovação e a sustentabilidade. A montadora é a marca full liner que mais cresce na América Latina há três anos consecutivos, sendo pioneira no lançamento de um veículo de carga Euro VI no país e na oferta de um portfólio completo de soluções "verdes" em todos os segmentos em que atua. Além de seu compromisso com a sustentabilidade, a IVECO apresenta resultados de mercado relevantes. Em 2022, a empresa alcançou a maior participação de mercado dos últimos dez anos no país, atingindo a marca de 9,3% de market share. Mesmo com a retração de -3% no emplacamento de caminhões no mercado total, a IVECO cresceu 11% em comparação com 2021, consolidando ainda mais a sua posição de destaque no setor. Ademais, a IVECO está investindo R$ 1 bilhão na América Latina até 2025, o que comprova o compromisso e a responsabilidade da marca em contribuir para o crescimento mais justo e sustentável da região.

Stellantis

A Stellantis, constituída em janeiro de 2021, já nasceu líder. A empresa encerrou os anos de 2021 e 2022 na liderança dos mercados brasileiro, argentino e sul-americano. E no ano passado alcançou também a inédita liderança no Chile. Assim, registrou este desempenho em 2022: Brasil – 646.889 veículos – 32,9% de participação Argentina – 116.707 veículos – 30,7% de participação Chile – 46.660 veículos – 10,9% de participação AM. Do Sul – 844.345 veículos – 23,2% de participação Paralelamente, a empresa avança em seu plano estratégico global Dare Forward 2030, que prevê a descarbonização completa de suas operações e de seus modelos até 2038, com redução de 50% já em 2030. No Brasil, a estratégia de descarbonização está baseada no desenvolvimento e localização de sistemas de propulsão híbridos, combinando eletrificação e etanol. Os esforços articulam um ecossistema de inovação em torno da plataforma BIO- ELECTRO, com repercussão sobre o processo brasileiro de reindustrialização.

Toyota

A Toyota está no Brasil 65 anos. As suas fábricas, no interior de São Paulo, empregam mais de 6 mil pessoas. A companhia segue com compromisso de prosperar em um país que também prospera. Mesmo diante das incertezas, a companhia anunciou neste ano, o investimento de quase 1,7 bilhão de reais para a produção de um novo veículo compacto, que contribuirá para gerar emprego, renda e alcançar as metas de descarbonização do Estado e do Brasil. A Toyota segue entregando seu compromisso não só no Brasil, mas também para os 22 países para os quais opera. O seu portfólio e esse novo produto compacto estão alinhados com a demanda de seus clientes. A contribuição social também faz parte do DNA da companhia. Por isso, a Toyota investe regularmente em ações de Educação, Cultura, Esporte e Diversidade e Inclusão nas comunidades em que opera. Por isso, a marca segue em direção a um mundo melhor, com sustentabilidade, geração de empregos e benefícios para a economia e para a sociedade.

Bosch

Cummins

Grupo ZF

Frasle Mobility

As maiores empresas do segmento reunidas e debatendo sobre o presente e futuro.

Realização

abx image

Patrocínio Master

bosch GWM Stellantis R1Pro
TES Flex KCConteudo

Patrocínio

icon ArcelorMittal icon Basf icon Belgo icon Borgwarner icon Ciser icon Cummins icon DAF icon Eaton icon ELETRA icon EWOLF icon Fundep icon Gerdau icon Itaesbra icon Iveco icon Lear icon Llumar icon Maxion icon Mercedes-benz icon MHD icon Moura icon NEO Parts icon NEO PWT icon NEO Rodas icon NEO Steel icon Pieracciani icon Raizen icon Siemens icon Stratlab icon Suspensys icon TE icon Tegma icon Tellus icon Tesa icon VCOne icon Volvo icon Volkswagen icon ZF

Parceiros

icon 100Open icon Deploy icon Flex icon GrandMercure icon Parar icon Pullman icon SoluCx

Apoio

icon AlphaLumen icon Autaza icon Axalta icon brose icon CNH Industrial icon Durr icon Edag icon EGA icon Fraga icon Gedanken icon GM icon IGA-Itaú icon InDrive icon LogiGO icon Mecanizou icon Osten icon Rampfy icon Shainin icon Ubivis icon vtech icon WIIMOVE

Apoio institucional

icon Abla icon ABVE icon AEA.jpg icon Afeevas.png icon AndapSicap.jpg icon Anfape.jpg icon Anfavea.jpg icon Anfir.jpg icon Asdap.png icon Conarem.png icon DNFG.jpg icon IQA.jpg icon PNME.jpg icon SAE.jpg icon Sincopecas.jpg icon Sindibor.jpg icon Sindilub.jpg icon Sindipecas.jpg icon Sindirepa.jpg

Assessoria de imprensa

icon SDPress.png